quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Aire de Dylan, Vila-Matas

  Foto: divulgação.
 


Ares do acaso que sopram pela vida fizeram-me  buscando informações sobre Enrique Vila-Matas, que até então eu não conhecia topar com ‘Aire de Dylan’, um de seus mais novos títulos em formato digital. Dada a facilidade de acesso, baixei a prova de leitura e chegando ao final, sem querer interromper o prazer que o texto me deu — diga-se de passagem que há muito tempo um livro contemporâneo não conseguia me prender assim —, paguei o preço para poder ler o resto, preço relativamente alto para uma edição digital, penso, mas não me arrependi, o texto valeu.

Além de esconder um tipo de ensaio sobre o teatro, literatura e geração do pós-modernismo (no mundo hispano, é claro, já que o termo ‘pós-moderno’ tem diferentes significados dependendo do contexto e do lugar), o leitor se vê em uma trama bem original, pelo menos na forma de contar a história, já que o padrão ‘teatro dentro do teatro’ há muito é usado na Literatura, começando por Hamlet, obra com a qual esse texto dialoga mais.

A história começa mais ou menos assim (e isso está na prova de leitura): um escritor catalão bem sucedido vai à Suíça participar de um congresso literário sobre o fracasso e lá encontra Vilnius, jovem que ali estava para substituir o pai, Juan Lancastre, famoso escritor que acabara de morrer. Interessante notar o contraste entre as figuras de pai e filho: Lancastre é um típico representante da ‘geração forjada na cultura do esforço’ cuja vida e obra só atestam sucessos enquanto Vilnius é parte da geração ‘nada quero e nada faço, mas sou indispensável’, porém ocupa-se em colecionar ‘todos os fracasos do mundo’ para pô-los num filme. E com o propósito (quem sabe) de servir como exemplo vivo de fracasso maior, Vilnius dono de uma fisionomia muito semelhante a Bob Dylan quando jovem nada levou para a congresso além da leitura de uma carta reveladora de intimidades e estranhos acontecimentos ligados à morte do pai.

Passada a leitura da carta, a história segue um fluxo que vai envolvendo o escritor catalão (sem nome) e dando ao leitor, nas entrelinhas e frases muito bem trabalhadas, o paladar de ensaio critico-filosófico, além de uma espiada nos bastidores do cinema mais antigo, do teatro, da literatura, da vida dos personagens e das engrenagens da vida em si. Os personagens vão tomando conta da narrativa fechado lacunas de forma elegante e revelando o pensamento do autor, ao mesmo tempo em que deixam ‘pistas’ para o leitor investigativo, até chegar a um final ameno porém não menos interessante e convidativo à reflexão sobre fracassos, literatura, pós-modernismo, vida ‘y mucho más’.

Eu diria que ‘Aire de Dylan’ não tem somente ares de bom texto, é um excelente texto cuja leitura eu só posso recomendar.


Ficha:
Titulo: Aire de Dylan
Autor: Enrique Vila-Matas
Ano: 2012
Editora: Editorial Seix Barral (www.planetadelibros.com)
ISBN: 978-84-322-1001-3 (epub)



Nota: resenhas não são o meu forte. Aqui vão notas e impressões de leitura tentando não revelar muito sobre a trama — que a descubra o leitor! Para uma resenha mais completa indico a seguinte, em espanhol: 
http://www.revistadeletras.net/aire-de-dylan-de-enrique-vila-matas/ 



Quer colaborar com artigos e resenhas para este site? Entre em contato

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!