sábado, 1 de dezembro de 2012

Conversas Interessantes: entrevista com Rodrigo Gurgel

 Sobre inovação, liberdade, o papel da crítica e o papel do escritor
"Se um escritor, antes de começar a escrever, pensa primeiro em como poderá inovar, bem, sinto muito, mas começou mal. Por que não se preocupar, antes de tudo, em ser sincero consigo mesmo? Quando, depois de muito trabalho, de muito esforço, ele encontrar sua própria voz, então já estará inovando."
"Trata-se de entender os papéis que crítico e escritor desempenham dentro do sistema literário. O papel do escritor é escrever, criar. Se ele escreve para satisfazer sua roda de amigos, seu professor de Teoria Literária, seu partido político ou determinado crítico literário, então escreve mal, muito mal. Como em todos os setores da vida, a liberdade deve ser a grande diretiva. A regra serve, feitas as necessárias mudanças, para o crítico. Ambos devem exercer suas tarefas com maturidade, evitando adulações e ideias preconcebidas. E ambos devem agir, principalmente, com independência." - Rodrigo Gurgel, crítico literário, em entrevista publicada no site Suplemento Pernambuco. A parte em negrito (alteração minha) contém a idéia que mais me interessou, aqui, destacar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!