quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Chamada 01-2013


Projeto Quinze Contos Mais
(quinzecontosmais.blogspot.com)

Chamada 01-2013:
Seleção de Contos para o Volume II da Coletânea 15 Contos +

A)   Dos objetivos do projeto
1.  O blog Quinze Contos Mais tem como objetivo principal fomentar a leitura e a produção literária de contos em língua portuguesa, bem como contribuir para a divulgação de bons textos do gênero ao público leitor. Assim sendo, publicamos aqui o regulamento para participar da seleção de contos para o Volume II da Coletânea 15 Contos +, a ser publicada neste site no segundo semestre de 2013, e disponibilizada gratuitamente como e-Book para baixar.
B)   Do caráter da seleção e da participação
2.    Esta seleção é uma iniciativa privada da editora e organizadora do projeto Quinze Contos Mais e tem caráter unicamente cultural-literário, não tem fins comerciais nem vínculo com qualquer Órgão, Editora ou Entidade. Os participantes estão isentos de qualquer modalidade de pagamento para aquisição de produtos e/ou serviços.
3.    A participação é voluntária, gratuita e aberta a todos os interessados, desde que sejam maiores de dezoito (18) anos e apresentem um conto inédito, dirigido a um público jovem ou adulto, cujo conteúdo possa ser distribuído no site do projeto sem quaisquer restrições.
C)   Do texto
4.    O texto do conto inscrito, obrigatoriamente, deverá estar em língua portuguesa e ser da autoria exclusiva do(a) participante. Pedimos não inscrever textos alheios ou escritos em parceria com outras pessoas, ainda que possua o consentimento das mesmas.
5.  O tema é livre. O texto deverá ser inédito e tratar-se de ficção, a saber: uma narrativa imaginária, irreal ou que se refira a obras criadas a partir da imaginação. O texto não poderá ultrapassar o limite máximo de 8 mil (8.000) caracteres.
6.    Entendemos por inédito um texto em sua forma original, i.e., que não tenha sido editado e/ou publicado (parcial ou completamente) em qualquer meio, tais como: antologias, coletâneas, suplementos literários, sites, jornais, revistas e publicações do gênero.
D)   Da seleção: critérios e resultado
7.    Dentre os textos recebidos, selecionaremos quinze (15) para compor o segundo volume da série 15 Contos +. Alguns dos critérios a serem observados na seleção são listados a seguir:
a)    qualidade da linguagem: buscaremos observar se houve esforço literário no trabalho com palavras, frases e descrições, bem como na fuga de clichês, por exemplo;
b)    uso de técnicas narrativas: buscaremos observar aspectos como perspectiva, trabalho com tempo, espaço e sensações, por exemplo;
c)    adequação ao gênero conto: trataremos de observar aspectos constitutivos do texto comparado a certos modelos tradicionais, porém não limitado a eles;
d)    enredo: construção, verossimilhança;
e)    respeito ao limite de caracteres: 8 mil (8.000) no máximo.
f)      criatividade e outros aspectos que chamem a atenção durante a análise.
8. Recusaremos textos com conteúdo ofensivo, nocivo ou inadequado para a publicação em rede aberta, ainda que muito bem escritos. Naturalmente o(a) participante é livre para escrever sobre qualquer tema de sua escolha, incluindo aqueles considerados polêmicos, delicados ou tabu. No entanto, recusaremos textos que instiguem ódio, crimes e/ou crueldade de qualquer natureza, que façam apologia às drogas ou promovam a discriminação de pessoas em razão de seu sexo, procedência, religião, cor da pele, opção sexual ou qualquer outro motivo. Rejeitaremos textos pornográficos ou obscenos, bem como todo e qualquer tipo de conteúdo considerado restrito pelo Blogger, site que hospeda o Quinze Contos Mais. Pedimos observar a Política de Conteúdo deste site.
9.  Encerrado o período de inscrições, informaremos no site uma data para a divulgação da lista dos selecionados.
10. Poderemos manifestar interesse por textos inscritos e não selecionados imediatamente para o Volume II, mas que possuam qualidade para serem publicados em outros projetos relacionados ao Quinze Contos Mais. Casos assim serão informados no ato da divulgação do resultado.
11. Não será dado parecer crítico sobre textos inscritos, selecionados ou não.
12. Após a divulgação do resultado, todos os textos não-selecionados serão excluídos de nosso banco de dados. Os demais dados e informações fornecidos pelo(a) participante serão mantidos para fins de registro de participação.
E)   Do prêmio
13. Por ser um projeto de carácter privado e voluntário, não há prêmios de natureza outra que não a inclusão dos selecionados na coletânea, publicação da mesma e divulgação.
F)    Das inscrições
14. As inscrições deverão ser feitas no período de 15 a 30 de Abril de 2013 através de formulário eletrônico próprio a ser colocado no ar, neste site, no referido período.
15. Cada participante deverá inscrever apenas um (1) conto. Havendo a inscrição de mais de um, consideraremos somente o primeiro ou a inscrição com data de envio mais antiga.
16. O(a) participante deverá preencher corretamente o formulário online de inscrição, colar o texto do conto no local reservado para tal e enviá-lo. Todos os dados e informações fornecidos são da responsabilidade do(a) participante, que deverá declará-los como verdadeiros no ato da inscrição; de outro modo a inscrição não será efetuada. Em caso de suspeita ou acusação de plágio ou qualquer prática abominável dessa natureza, a qualquer tempo, o texto será desclassificado e retirado do site e posteriores edições do volume. A organizadora do projeto isenta-se de qualquer responsabilidade neste sentido por não dispor de meios para checar e garantir a veracidade dos dados e informações fornecidas pelos participantes.
17. O(a) participante deverá informar, obrigatoriamente, um endereço eletrônico válido para que possamos manter contato sempre que necessário. A informação de endereços eletrônicos falsos ou inválidos anulará todas as inscrições relacionadas. Dados e informações fornecidos pelos participantes não serão compartilhados.
18. No ato da inscrição, o(a) participante poderá informar um minicurrículo, mil (1.000) caracteres no máximo, a ser anexado no rodapé do texto em caso de publicação. Caso contrário, informaremos no texto apenas nome do(a) autor(a) ou pseudônimo e, se fornecido, um link para seu site.
19. A inscrição de um texto implica aceitação expressa, pelo(a) participante, das regras desta chamada, bem como, em caso de seleção, autorização para publicação e distribuição do mesmo, incluindo traduções para outras línguas, sem qualquer ônus para os responsáveis pelo projeto Quinze Contos Mais, sob os termos da licença a seguir: Licença Creative Commons - Atribuição - Uso não comercial - Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil.
G)   Disposições finais
20. Todos os casos omissos nesta chamada serão julgados pela editora e organizadora do projeto, toda e qualquer decisão por ela tomada será irrevogável.

Atenciosamente,
Helena Frenzel
Editora e organizadora do projeto Quinze Contos Mais.

6 comentários:

  1. Mandarei um bem caprichado e dentro dos ótimos e criteriosos parâmetros deste site. Espero merecer a honra de mais uma publicação.
    Heitor Herculano Dias

    ResponderExcluir
  2. Olá Helena,

    Que maravilhosa ideia essa de dar continuidade ao projeto. Acompanhei a primeira fase e achei super bacana.

    Beijo na alma,
    Sam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sam. Querendo participar, a casa é sua! Volte sempre que desejar. Abraços letripulistas.

      Excluir
    2. Boa tarde. Vou tentar escrever um novo e participar. Todos que tenho eu escrevo e publico no Recanto.

      Excluir
    3. Vou escrever um novo para participar. Não tenho nenhum inédito. Um abraço.

      Excluir
  3. Obrigada pelo convite, querida. Seria uma honra. Beijo na alma, Sam.

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!