quinta-feira, 15 de agosto de 2013

NOTA DA EDITORA




Sem contrariar a filosofia do projeto, o segundo volume do 15 Contos +  vem com uns ‘contos’ a  mais, a saber: quatro. 
Desta vez decidi-me por uma chamada, por ser uma forma mais democrática e ampla de participação, já que o primeiro volume nasceu de convites individuais, sem os quais eu não poderia ter dado vida ao projeto.
Em primeiro lugar, minha gratidão a todos os inscritos. O sucesso deste projeto depende muito mais das participações do que do meu desejo de fazê-lo sempre melhor. Os resultados quantitativos e qualitativos da chamada foram motivadores: dos 24 contos recebidos, 11 inéditos, ou seja: houve incentivo à produção literária do gênero, um dos objetivos principais.
Findo o primeiro prazo para envio de textos, 30 de abril de 2013, eu havia recebido pouquíssimas inscrições, mesmo assim decidi prorrogar; para alegria de muitos, pois a maioria dos participantes enviou textos no finalzinho do prazo da prorrogação, 15 de maio de 2013, embora a chamada tenha sido posta no ar ainda em fevereiro.
Foi bem difícil a escolha dos textos para este volume e agradeço imensamente aos leitores-beta que muito contribuíram para a composição da lista final. Como podem ver na imagem da capa, não foi possível ter mais participações, de modo que cedi, de bom grado, minha vaga desta vez. Para quem ainda não sabe, o design da capa não pode mudar pois mantém estreita relação com a filosofia do projeto: quinze ‘contos’ em círculo, reforçando a idéia de igualdade no tratamento dos textos e apresentação.
Quinze Contos Mais não é concurso e muito menos eu, no papel de editora, pretendo atuar como crítica. Apresento textos a cada volume e a qualidade dos mesmos quem deverá julgar é o leitor, por si. 
O volume vem prefaciado pelo escritor Sergio Carmach, autor de Para Sempre Ana (Editora Caravansarai, 2011), livro indicado para concorrer na categoria “melhor romance” do Prêmio Literário Codex de Ouro 2013.
Sergio, muitíssimo obrigada por tão gentilmente ter aceito o meu convite e ter-se disponibilizado a doar um pouco do seu precioso tempo para o Volume II deste projeto, um presente meu a todos aqueles que amam contos e a arte de contar em língua portuguesa.
E a você que nesta nota até aqui me acompanhou, só posso recomendar que siga lendo, pois neste volume, muito provavelmente, consegui reunir dezenove contos com muito boas chances de capturar sua atenção.

Atenciosamente,

Helena Frenzel, St. Ingbert, Alemanha, 04 de julho de 2013.


HELENA FRENZEL é maranhense, vive na Alemanha. Tem formação nas áreas de Ciência da Computação e Romanística. É autora e editora de vários EBooks gratuitos independentes, entre eles, as coletâneas «Poemas Para Acordar (2010)» ,«Trinta Contos de Euros e Três de Natal (2010)», «Outros Quinze Contos (2011)» e «Lá Vem o Sol! (2012)». Mantém o site Bluemaedel onde concentra suas letripulias*, o blog Sem Vergonha de Contar, voltado para contos e causos, uma escrivaninha no Recanto das Letras bem como o projeto Quinze Contos Mais e o site Quintextos.
* Letripulias: estripulias com Letras; com letras, estripulias. E com artes, em geral. Letripulista é quem letripulias faz.




Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados à autora. Esta obra é parte da coletânea 15 Contos+ Volume II, Helena Frenzel Ed. e está licenciada sob uma Licença Creative Commons 2.5 Brasil. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito à autora original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro(a) Leitor(a), lembramos-lhe que comentários são responsabilidade do(a) respectivo(a) comentarista e informamos que os mesmos serão respondidos no local de postagem. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Volte sempre, saudações!